Como Eratóstenes mediu a circunferência da Terra, 240 anos antes de Cristo
Experiência a reproduzir com filhota!
Cerca de 5 séculos antes de Cristo já se entendia e aceitava que a Terra é uma esfera. Esta informação é importante, porque há quem ache que “os antigos pensavam que a Terra é plana”.
O feito mais famoso de Eratóstenes foi medir a circunferência da Terra, em Junho de 240 BC. Ele registou os detalhes dessa medição num manuscrito que entretanto se perdeu, mas a técnica que usou foi descrita por outros historiadores e escritores gregos.
Eratóstenes tinha ouvido viajantes falarem de um poço em Syene (agora Aswan, no Egipto) com uma característica interessante: ao meio-dia, no solstício do Verão, que ocorre todos os anos cerca do dia 21 de Junho, todo o fundo desse poço ficava iluminado, sem sombras, indicando que o Sol ficava directamente por cima.
Eratóstenes então mediu o ângulo da sombra projectada por um pau, ao meio-dia, no solstício do Verão, em Alexandria, e mediu que fazia um ângulo de cerca de 7,2 graus, ou cerca de 1/50 de um círculo completo.
Contratando agrimensores profissionais para medir a distância entre Syene e Alexandria (cerca de 800 Kms), foi capaz de calcular que a circunferência equatorial da Terra era de cerca 40000 Kms (ie, 800 * 50).
Hoje em dia, com toda o conhecimento e tecnologia que temos à nossa disposição, convencionou-se que a circunferência da Terra, medida à volta do Equador, é 40075,017 km (24901,461 milhas), e 40007,863 km (24859,734 milhas) se medida passando pelos pólos, (sim, a Terra não é uma esfera perfeita, é achatada).
240 anos antes de Cristo, Eratóstenes usou o método científico para provar que a Terra é redonda, fazendo uma estimativa com uma precisão surpreendente sobre a dimensão da sua circunferência.
Nas palavras de Carl Sagan, “as únicas ferramentas que Eratóstenes usou foram paus, olhos, pés e cérebro, e entusiasmo pela experimentação”. Génio!
E acho que eu e a filhota nos vamos divertir a reproduzir a experiência! ;)